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Allianz Seguros aborda sua nova fase no Clube dos Corretores de Seguros
Presidente e diretores da seguradora falaram sobre as estrat茅gias atuais e perspectivas da companhia

A Allianz Seguros apresentou com exclusividade aos associados do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), no almoço do dia 12 de setembro, seu plano de mudanças para reconquistar posição no mercado. Com o tema “Simplificar, Conectar e Diversificar para Crescer – Foco da Allianz Seguros no Brasil”, o presidente da Allianz Seguros, Miguel Pérez Jaime, comentou a fase de transformação da companhia, que tem como diretriz as ações definidas no plano “Mudar para Vencer”.2 Miguel Pérez Jaime.

“Mudamos para reconquistar a nossa posição de referência no mercado brasileiro. Queremos figurar entre as três companhias privilegiadas por vocês”, afirmou Pérez Jaime. Segundo ele, o plano de transformação da Allianz está focado na simplificação de produtos, forte automação e, ainda, na alta eficiência operacional. As mudanças também preveem maior apoio comercial aos corretores, a partir do novo modelo de mais autonomia para as suas 63 filiais, e a oferta de ferramentas para facilitar o trabalho de corretagem.

Eduardo Grillo, diretor Comercial e Market Management, Mario Ferrero, diretor de Massificados, Saúde e Vida, e Mario Jorge, diretor de Negócios Corporativos, apresentaram detalhes do plano e os resultados já alcançados.

Simplicidade em processos

O diretor Eduardo Grillo explicou que o conceito de simplicidade foi aplicado ao novo AllianzNet, que é a principal ferramenta para o corretor, na qual estão disponíveis informações de carteira, fluxo de cotações, alerta de pendências e ferramentas de capacitação. “Pesquisa com os corretores apontaram a falta de treinamento estruturado no setor de seguros brasileiro. Então, nós criamos uma Máquina de Capacitação, com destaque para vídeos rápidos e didáticos”, contou Grillo.

A conectividade também foi apontada pelo diretor como outro aspecto primordial. “O corretor não precisa acessar a página para ter atualização. Basta estabelecer os padrões e as informações aparecem diretamente no sistema de gerenciamento do parceiro”, disse. Ele acrescentou que sistema prevê autonomia na manipulação e distribuição de dados e relatórios, padronizados e com envios programados. Ainda no âmbito comercial, Grillo destacou que as filiais da seguradora agora atuam sob um novo modelo, que visa maior proximidade com os corretores.

Agilidade na cotação e renovação

O diretor Mario Ferrero apresentou os bons resultados obtidos pela Allianz na carteira de automóvel, após a simplificação dos processos. Atualmente, na maioria das renovações da seguradora, o corretor precisa adequar somente a comissão e o nível de desconto. Além disso, foram fortemente reduzidos os bloqueios. Diante de tais alterações, “95% das apólices Auto passaram a ser convertidas sem intervenção humana e o índice de renovação da companhia está acima dos 70%”, apontou Ferrero.

Também impactadas pelos processos operacionais e tecnológicos, as cotações diárias da Allianz em Automóvel mais que dobraram em relação ao ano passado – passaram de 30 mil para 65 mil. Assim, o resultado foi crescimento de mais de 10% na carteira em relação ao ano anterior. E para o início de 2018, a Allianz espera aplicar a simplicidade também no fluxo de cotação, que será o mais simples do mercado, com apenas três telas e no máximo 12 informações (a média de mercado é 40).

Oportunidades

Os produtos massificados representam 75% do faturamento da Allianz e os grandes riscos os outros 25%. Apesar dos índices representativos, a seguradora enxerga espaço para desconcentração de carteiras nas duas linhas de negócios.


Em massificados, a seguradora espera alavancar o vida, uma vez que apenas cerca de 10% da população brasileira está protegida, e o residência, cuja penetração é de aproximadamente 13%. Para tanto, a Allianz lançou novos produtos de vida (individual e coletivo), com precificação diferenciada, revisão de cobertura, melhoria no processo e incentivos à contratação. No seguro residencial, o novo produto chegará no ano que vem e também seguirá a tendência de simplificação, oferecendo cotação com o mínimo de parâmetros e coberturas mais completas e abrangentes.

Para incrementar sua produção, a Allianz, segundo o diretor Mario Jorge, possui um portfólio diversificado e criou oportunidades para os corretores e clientes, como, por exemplo, a oferta de seguros para pequenas e médias empresas nos produtos de Responsabilidade Civil e Construção, de forma simplificada e com cotação disponível na ponta.

“Nas linhas corporativas é muito importante que os corretores consolidem parcerias de longo prazo com seguradoras que possam atender os seus clientes na diversificação de carteiras. Esses negócios são tidos como complexos, mas não são”, afirmou Mário. Hoje, na Allianz, os produtos estão disponíveis online justamente para facilitar a captação, produção e diversificação dos chamados Riscos Especiais.

Já as novidades prometidas para breve são os seguros para eventos climáticos (Weather) e para ataques cibernéticos (Cyber). Por fim, o diretor destacou os serviços de apoio que a seguradora oferece aos corretores, como os subscritores remotos em diversas regiões do Brasil e engenheiros especializados em serviços de prevenção de perdas. “Agora, quando os corretores fecham negócio, enviamos os relatórios de inspeção com as recomendações para o acompanhamento periódico”, disse.

Encerrando o evento, o mentor do CCS-SP, Adevaldo Calegari, agradeceu a presença da Allianz e reforçou o apoio da categoria ao importante momento de transformação da empresa. “O corretor de seguros é esse profissional aberto a parcerias, a coisas novas e à colaboração. Vamos trabalhar juntos. Desejamos que, em breve, a Allianz esteja novamente conosco, apresentando bons resultados”, disse.

Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

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